terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Atividades com crianças de 0 a 2 anos

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 0 A 2 ANOS
·        Deixar a criança de bruços (de início 1 ou 2 minutos aumentando aos poucos)
·        Virar e revirar a criança na hora de trocar
·        Flexionar braços e pernas
·        Levantar a criança, segurando-a pelas mãos (até sentar)
·        Colocar a criança no chão forrado, deitada de costas ou de bruços
·        Deixar a criança segurar a mamadeira sozinha (observando a capacidade)
·        Confeccionar túneis com caixas de papelão, para a criança atravessar engatinhando.
·        Exploração dos sentidos, através do contato físico, estimulação através de conversas e do próprio ambiente
·        Deixar brinquedos à disposição
·        Tomar sol, brincar na areia, na grama
·        Bater palmas, dar adeus, mandar um beijo, estender os braços, apontar
·        Repetir nome de objetos e pessoas
·        Conversar o mais possível com as crianças para estimular a linguagem
·        Cantar canções de ninar
·        Conversar sobre ações que estão sendo realizadas
·        Colocar músicas suaves para repouso ou no horário das refeições ( o som deve ser baixo)
·        Encaixe de figuras geométricas
·        Movimentos com brinquedos (argolas de borracha, bonequinhos ou animais de material macio), colocado ao alcance das mãos da criança para que possa segurar, apertar, acariciar e/ou jogar.
·        Fazer caretas, piscar, sorrir para que a criança imite
·        Esconder objetos e fazer com que a criança encontre-os
·        Dar papel para rasgar e amassar
·        Dar revistas para a criança folhear á vontade
·        Estimular a ficar em pé segurando-a nas duas mãos
·        Preparação para andar: segurar a criança pela bacia ou pelos rins, fazendo com que ela vire o peito para um lado, depois para outro, com os pés encostados no chão, o corpo ligeiramente projetado para a frente
·        Exercícios de enfileirar e empilhar cubos, champinhas, tirar e colocar objetos em recipientes, colocar anéis em pinos, encaixar peças
·        Produzir um som, através do contato de dois objetos e fazer com que a criança reproduza-os, se não conseguir da primeira vez, ajudá-la
·        Estimular a criança a conhecer as partes de seu corpo. Mostrar o nariz, colocando-se na primeira vez, o dedo no seu nariz, repetindo algumas vezes
·        Soprar penas, velas, apitos, algodão, canudos.
·        Deixar a criança brincar no chuveiro ou banheira, com brinquedos durante 10 a 15 minutos
·        Enfiar barbantes nos carreteis
·        Fazer 2 riscas no chão e colocar um brinquedo no final das riscas. Pedir à criança que caminhe dentro das linhas e olhe o brinquedo
·        Passeios a diferentes locais, para que possa adquirir percepção do ambiente que a rodeia e o movimento dos objetos
·        Apresentar à criança objetos sonoros para brincar (sininhos, chocalhos, etc)
·        Procurar que a criança cheire o sabonete, talco ou loção na hora do banho ou na troca das fraldas.
·        Utilizar alimentos de diferentes sabores (doce, salgado, azedo, ácido, amargo) para que possa desenvolver o sentido do paladar
·        Colocar açúcar ao redor dos lábios
·        Manusear a mão da criança e fazê-la que sinta a do adulto. Permitir-lhe que explore a face do adulto e a sua própria, assim como outras partes do corpo.
·        Proporcionar o prazer das cócegas
·        Colocar a criança em frente ao espelho, chamando atenção para sua imagem, movimentando seu corpo.
·        Cartazes com figuras grandes e coloridas para enfeitar a sala e despertar a curiosidade da criança
·        Brincar com bolas livremente
·        Subir e descer escadas com auxílio
·        Chamar a criança sempre pelo nome

(este tbm é um aruivo salvo que nao sei a fonte, se alguém souber me avise)

Nenhum comentário:

Postar um comentário